domingo, 3 de julho de 2011

Um olhar masculino

Para movimentar um pouco o blog, resolvi criar uma tag nova no blog: "Um olhar masculino". Esta tag vai mostrar a visão que os homens tem a respeito do que nós mulheres usamos no dia a dia. A ideia surgiu por causa dos comentários que sempre escuto dos homens que nós não nos vestimos para eles, e sim para as outras mulheres. As mulheres, por sua vez, dizem que se vestem para agradar seus namorados, maridos, ficantes...Será isso verdade?

Então, para tentar esclarecer um pouco essa questão, vamos ver a opinião de um homem. Com a palavra, Anderson Guerra! 

Olá a todos e especialmente a todas.
Quando Nize, ou melhor, Denize Paz me convidou para esta missão de escrever em seu blog e dar o olhar masculino sobre este universo eminentemente feminino achei a ideia legal e tal, mas francamente pensei que fosse desses convites que se fazem por fazer no calor do momento, mas que não se concretizam. Pois é... Além de estar aqui agora a escrever, em lugar de me deparar com uma avaliação mais simples como isto é bonito ou feio, não... Meu batismo está sendo regado à polêmica. Por isto mesmo, antes de emitir minha opinião, que se pretende ser do gênero masculino, permitam-me um breve parêntese de divagação.
Em geral, as mulheres não estão interessadas na “verdade”, mas em ouvir o que desejam e ao contrário de nós homens, vocês são seres extremamente complexos, muitas vezes, indecifráveis. Quantas vezes vocês falam sim querendo dizer não? Quantas vezes vocês afirmam algo clamando uma resposta? Quantas vezes uma pergunta é na verdade a mais enfática das afirmações? Para a visão cartesiana dos homens (para não dizer míope e simplória), esta realidade representa o maior obstáculo da comunicação entre nossos gêneros.
Recordei-me agora de uma célebre frase do meu orientador de pesquisa na faculdade, o professor Heraldo Souto Maior; - “as mulheres são os únicos animais que caçam fingindo ser presas”, dizia. Cor de cabelo, penteado, maquiagem, roupas e acessórios são seus, digamos, artefatos de caça que lhes propiciam o poder de mudar, de transformar-se em seres distintos. Se é consciente ou não, não sei (gosto de pensar que são possivelmente por uma questão de amor próprio, ou algo assim), mas este atributo de vocês é a mais poderosa arma contra nossa maior fraqueza; a supremacia absoluta da visão como nosso principal sentido...
Sem mais delongas, digo que sim! Sim, as mulheres se vestem para outras, mas para marcar seu território, para disputar uma batalha por suas pobres e iludidas presas... Pois é, não há como não concordar com Vinícius, quando em sua “Receita de mulher” afirma que vocês “em sua incalculável imperfeição constituem a coisa mais bela e mais perfeita de toda criação inumerável”...
Obrigado e até a próxima (com algo mais fácil, por favor, Dona Paz),
AGJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário