terça-feira, 17 de maio de 2011

Mistura de estampas

Até bem pouco tempo, misturar estampas era algo impensável para a maioria de nós, mas como na moda tudo tem seu tempo certo, hoje é super moderno usar duas ou mais estampas num mesmo look. E, ao contrário do que muita gente pensa, nem é tão difícil assim montar um look com estampas misturadas, o mais difícil mesmo é a gente se acostumar a nos ver vestidas assim.

Se refletirmos um pouco sobre isso vamos ver que não é nada fácil seguir as tendências da moda, pois num momento usar determinada roupa é super cafona; logo depois, aquilo que era cafona já é o que há de mais moderno. Isso às vezes cria um pouco de confusão em nossa mente e acaba que nos deixa um pouco inseguras para ousar em nossas produções, não acham?

Mas vamos simplificar, ok?
A primeira dica é que as estampas devem estar em harmonia. Elas devem ter alguma cor em comum, como por exemplo, um fundo azul-marinho. A mistura mais fácil para quem não quer errar é usar um xadrez preto e branco com bolinha também preto e branco. Aliás fica super bonito e chic essa mistura.

Se você ainda não se sente à vontade para misturar as estampas na roupa, pode também usar uma peça estampada e um acessório, como por exemplo: blusa estampada e cinto de onça. Só tenha cuidado para que essas duas peças estejam em harmonia.

Outra dica é misturar estampas iguais em cores diferentes. Não precisa que o padrão seja exatamente igual, mas que seja duas peças de listras, por exemplo, ou duas peças de bolinha. 

Dica três: estampas iguais em tamanhos diferentes. Duas peças florais, sendo uma com estampa grande e outra com a estampa menor. Ou uma com listras grossas e outra com listras mais fininha.

Dica quatro: uma mistura que está sendo bastante usada no momento é floral com floral. Dê preferência às estampas miúdas, conhecidas como liberty, e com alguma cor em comum entre elas.

Dica cinco: a mistura mais usada atualmente é floral com listras. A regra é sempre a mesma: elas precisam ter alguma cor em comum.

Dica seis: listras com bolinha. Mesma regra da harmonia entre as peças.

Vale salientar que o mais importante para que a gente se sinta mais à vontade para seguir essa tendência é praticar mesmo. Com o tempo vai ficando cada vez mais fácil misturar e ousar mais nessas misturas.

Abaixo coloquei algumas fotos para servir de inspiração. Note que a maioria segue a regra da harmonia entre as cores. Só as mais ousadas é que conseguem fugir dessa regra e ainda assim montar um look legal. 


 
 

 
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Não tenho medo de ousar, mas não me arriscaria em misturar estampas. E acredito que a mistura não vale para as cheinhas estou certa?

    ResponderExcluir
  2. Olha, Mônica, concordo com você que é mais complicado para as mais cheinhas fazer a mistura de estampas, mas é possível sim. Você pode fazer isso de forma mais discreta com os acessórios. Por exemplo: uma blusa de listras e uma pulseira ou uma bolsa com estampa de animal.
    Eu já usei um shorte xadrez preto e branco com uma bolsa com listras preto e branco e ficou muito bom. Você pode tentar essas misturas.
    É só uma questão de exercitar a criatividade.

    ResponderExcluir